quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PELADO



PELADO


- Vai amputar a perna na coxa, pobre Roberto. Era a mensagem de Junior no celular.
Junior, Roberto e João eram advogados do mesmo escritório, mesma faculdade e mesmo bairro. João, quem recebeu a mensagem ficou aflito. Seu velho amigo ficaria aleijado, e poderia até morrer. Que agressividade deste tal melanoma.
Tomou um uísque, andou em círculos pela sala, estava sozinho. A esposa estava no Exterior visitando o filho caçula que fazia intercambio. Os outros dois casados estavam espalhados. Começou apresentar um misto de preocupação e medo, para não dizer: Pavor!
Foi ao escritório, pesquisou no computador, ficou mais apavorado. O tal câncer podia aparecer em qualquer parte do corpo.
- Muito grave! Exclamou. Bem passei há um mês no cardiologista. Porra! Ele não examina a pele. Olhou meu peito, o peito dos pés e mais nada. Ah! Também olhou o braço para tirar a pressão. Falta todo resto.
Olhou para o espelho da sala, era amplo, dava para se ver inteiro. Tirou toda a roupa, olhou de frente, de lado.
-Esta luz é fraca e não vejo as costas, pensou. Olhou novamente buscando o que não conseguia saber, teve uma ideia:
- O quarto de vestir de Odete, como não pensei? Tem vários espelhos, ela se vê de corpo todo antes de sair. Subiu a escada.
Acendeu a luz. Estava nu frente a cinco espelhos que mostravam todo o corpo. Procurou uma pinta preta. Com 60 anos de idade achou várias pintas marrons. Suou frio. Olhou bem. Voltou ao computador. Meia hora depois concluiu que eram manchas da idade.
- Que alivio. Mesmo assim procuro um dermatologista amanhã. Um olhar técnico não custa.
Olhou novamente ao espelho, já convencido que não era nada. Notou que estava pelado.
- Poxa, estou pelado! Exclamou. Não lembro de me ver assim. Sempre vestido e de preferência de terno e gravata. Que estranho.
- Na praia, só de moleque e de short, depois conheci Odete. Tinha quinze anos. Sempre comportado:- Ah, se não me comportasse! Recordava.
Continuou a recordar: Na lua de mel, ela exigiu que apagasse a luz... Apago até hoje! É bem menos, é claro!
- Já sei no banho! Sempre demorei e o espelho fica embaçado, nunca vejo nada.
Olhou curioso o corpo todo, de frente, lado costas:- A barriga está grande, vou fazer o regime, bem que o médico mandou. Olhou os genitais;
- Pequeno, mas não estou excitado nem pensando em nada. Será que diminuiu com a idade? Acho que não! Tanto faz....
Voltou a sala, a roupa estava na cadeira. Olhou para ela, ficou em dúvida:- Eu sou a roupa ou sou eu. Não se vestiu.
Foi sentar na cadeira, uma cadeira estofada de veludo:- Será que suja se eu sentar, pensou, suja sempre a cueca? Na foto de nudismo usam uma toalhinha.
Encheu o copo de uísque novamente, foi até o lavabo pegou a toalha engomada e bordada. Se sujar põe na máquina e passa de novo. Voltou para a cadeira, a levou frente ao espelho.
Colocou a toalha, sentou, olhou bem ao espelho, levantou o copo de uísque e brindou:
- Prazer em re-conhece-lo.

Tony-poeta
18/09/14



Nenhum comentário:

Postar um comentário